quarta-feira, 23 de junho de 2010

Primeiros socorros..


LEIAM ESSA MATÉRIA É MUITO IMPORTANTE..



Intoxicação caseira
Prevenir é sempre o melhor remédio

Pílulas coloridas, frascos com produtos de limpeza que lembram suco de fruta, perfumes em vidros diferentes. Vários são os atrativos que levam a criança à ingestão de produtos químicos, que se não tratada rapidamente pode ocasionar sérias complicações.

A criança que começa a engatinhar e descobrir as novidades que a cercam tem uma tendência a experimentar tudo o que vê pela frente, principalmente se a cor e o cheiro forem agradáveis. Desde doces, balas, brinquedos até objetos variados, produtos químicos e remédios. Segundo a pediatra Lílian Gonçalves Zaboto, a primeira medida a ser tomada para evitar a ingestão de produtos químicos por crianças é tirá-los do alcance dos pequenos. "As mães devem tomar muito cuidado com o local onde são guardados esses produtos e com o momento em que são utilizados. Por exemplo, na hora da troca de fraldas e do uso de um produto higiênico, a mãe precisa ficar atenta para não deixá-lo próximo ao bebê", alerta a pediatra.

Entre um e cinco anos, período em que as crianças têm maior liberdade de movimentos, andando ou engatinhando, é quando há grande incidência deste tipo de problema, principalmente com produtos de limpeza. "Os maiores de cinco anos costumam ter uma preferência por remédios, pelo formato que lembra balinhas, e por serem em grande maioria coloridos", afirma a Dra. Lílian.

Se mesmo com todas as precauções, a ingestão de produtos químicos não pôde ser evitada, a mãe deve procurar um médico o quanto antes ou entrar em contato com o Ceatox - Centro de Assistência Toxicológica do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, que dá toda a orientação necessária por telefone, em atendimento 24 horas, como explica a médica. "Antigamente, a maioria dos casos de intoxicação era tratada com lavagem gastrintestinal ou indução ao vômito, que são procedimentos invasivos. Hoje em dia, algumas situações podem ser sanadas com o uso de remédios que combatam a ação destes produtos". Porém, existem casos que exigem a intervenção médica, de acordo com a quantidade e tipo de produto ingerido. A cândida, por exemplo, tem ação corrosiva e pode ser muito perigosa mesmo em doses pequenas. A Dra. Lílian afirma que alguns remédios também podem ser responsáveis por danos mais sérios, como os antidepressivos que, se ingeridos em grande quantidade, podem levar ao coma. "Se a criança é sensível a alguma medicação e apresentar uma reação anafilática, não tratada em caráter emergencial, pode ter grandes complicações"

A Lenda do Leite

Há alguns anos, era muito comum ouvir que a criança que sofria algum tipo de intoxicação caseira poderia ser tratada com a ingestão imediata de leite ou sendo induzida ao vômito. "Estas lendas caseiras não ajudam na recuperação da criança e nem na avaliação da gravidade do caso. A única recomendação é a procura por auxílio médico", enfatiza a médica. Algumas situações acontecem na ausência dos pais ou responsáveis e existem sintomas que podem identificar estes casos. Se a criança apresenta sonolência, convulsão e andar cambaleante, pode ter ingerido remédios antidepressivos. Já a presença de vômito, agitação, diarréia, falta de ar, vermelhidão na pele e placas de urticária pode indicar que produtos de limpeza foram consumidos pelos pequenos.

4 comentários:

  1. Obrigada pelo carinho sempre lá no blog! ;-)
    Menina,mt importante esse seu post!! Um alerta ! temos que tomar muito cuidado mesmo..infelizmente mts so se dao conta do perigo quando acontece alguma coisa...;-(
    Parabens pela iniciativa no post!!
    bjao,otima sexta p vcs!!!;-)

    ResponderExcluir
  2. Oi flor, adorei sua visita viu. Fique à vontade para nos visitar e seguir. Estarei te seguindo. Sua filhota é muito linda, parabéns. O site que eu modifiquei o layout foi este: http://jellypages.com/, eles ensinam passo-a-passo como colocar, se não conseguir me avise que eu lhe ajudo.

    bjão e sejam bem vindas!

    ResponderExcluir
  3. Oi Marlene!
    Minha 1ª visita aqui :)
    Achei super útil o seu post, pois todo cuidado é pouco quando temos crianças em casa.
    Tô te seguindo,ok?
    beijo

    ResponderExcluir
  4. Oi flor muito obrigada pela visita, adorei que está me acompanhando, espero que goste... Sua princesa é realmente uma bonequinha, linda linda lindaaa! parabéns!

    Excelente o alerta do post, nós como responsaveis por esses pequeninos devemos estar sempre atentas!

    Beijosss e passe semre por lá!

    ResponderExcluir

OBA!!VOCÊ VAI COMENTAR....
MAMÃE MAH... E SOPHIA AGRADECEM..