domingo, 6 de junho de 2010

Domigo+Arrumação+Brinquedoteca..

Socorroooooo!!!!Parece que o o Catrina(furacão) passou pela minha casa,eita fds prolongaadooo,por mim to em casa mesmo todos os dias o dia todo,mais o meu marido amou né??Tbém não é ele quem vai arrumar essa bagunça toda..Gente eu nunca vi ele fica em casa quer comer o dia inteiro,e a amélia aqui vai lá esquentar o umbigo no fogão.Parece que ta morto de fome.KKKKK.Bem que ele me chama pra ir comer fora,mais eu acho um desperdício e tbém uma judiação já que durante a semana é uma correria louca aqui em casa ,e ele as veses mal senta pra comer,então é justo ficarmos quietinhos dentro de casa agarradinhos com a nossa pequena..Bom voltando a bagunça,coloquei minha filha do meio a Bruna (13anos),pra arrumar o quarto delas e lavar o banheiro(ela detesta,eu tbém kk,),a minha mais velha Isabella não está foi passar o fds com a vó,Hoje ela se livrou..E eu?? vcs nem imaginam a quantia de coisa que eu já fiz...To um bagaço,essa semana vem uma moça trabalhar aqui em casa comigo eu preciso muito pois não dou conta sozinha,pra minhas filhas me ajudarem é uma briga danada Adolescentes(Aborrecentes)bom isso é assunto pra outro post..
Gente minha pequena esta com 11 meses,completa dia 08 agora...e já tem tantos brinquedo, comprei prateleiras para organizálos,mais na verdade mesmo eu queria montar um cantinho só pra ela brincar e fazer a sua bagunça,e pensei onde e como?Aí vi est post no Blog Conversas De Mâe..Muiitoo legal,me ajudou muito,vou colocar ele aqui espero que ajudem vcs tbém.."Gente não foi escrito por mim não,foi pela Jú do Blog conversas de Mãe.."



Como organizar os brinquedos?

Faça uma brinquedoteca
O quarto do seu filho é uma bagunça? Tem brinquedo espalhado pela casa inteira? Ele não coloca no lugar os seus brinquedos? Quebra, joga, pisa em cima? Como organizar tudo e, ao mesmo tempo, ensiná-lo como se faz uma boa arrumação no seu quarto?

Valorizar as atividades lúdicas e recreativas; proporcionar um espaço onde a criança possa brincar espontaneamente, sossegada e sem cobranças; resgatar a capacidade de concentrar a atenção; desenvolver a inteligência, a criatividade, a autonomia, a sociabilidade, as experiências e descobertas são características de crianças que se tornam responsáveis, tanto pelos brinquedos - seus cuidados e sua arrumação - quanto pelo espaço, assumindo e incorporando regras básicas de organização e sociabilização, tais como: a guarda de brinquedos no seu respectivo lugar - quando do término da brincadeira - e respeito pelos brinquedos de outras crianças (irmão, primos, amigos). Os pais podem, junto com a criança, organizar os espaços temáticos no próprio quarto, um cantinho da sala, quintal, onde surgirá um espaço mágico e colorido com cantinhos especiais: fantasia(roupas antigas dos pais), casinha(utensílios domésticos em miniatura) consultório médico(kit médico em miniatura), construção(blocos de encaixe), carrinho, leitura(livros de historinhas), músicas infantis, bonecas, além de cantinho para desenhar e criar algum brinquedo feito pela própria criança com sucata.

Perguntas mais freqüentes sobre espaços para os brinquedos, segurança, decoração, comportamento dos filhos:

1 - Como escolher o lugar ideal dos brinquedos e brincadeiras?
A escolha do lugar pode ser feita em conjunto com seu filho, no quarto, na sala de TV, na lavanderia, no quintal, em um canto da sala.

2 - O que se deve observar em relação à segurança desse local?
Deve ser um lugar arejado; se próximos à janela, colocar grade de proteção, boa iluminação, tomadas vedadas, cantos de mesa arredondadas, além do cuidado com escadas, degraus.

3 - Como devo decorar? Quais são as cores ideais ? Que tipo de material utilizar?
Pode-se utilizar prateleiras ou caixas plásticas coloridas que podem ser empilhadas. O material mais adequado é o plástico, ou também caixas de madeira pintadas, caixas de papelão forradas com papel contact colorido.

4 - Como ensinar o meu filho a ter responsabilidade sobre os brinquedos dele?
Os brinquedos organizados em caixas plásticas ou prateleiras, com um visual bonito vai atrair a criança para a brincadeira. Os pais devem ensinar que após o uso dos brinquedos, a criança deve guardá-lo no mesmo lugar para o cantinho dos brinquedos continuar com aspecto bonito, legal, etc.Os pais devem insistir, pois não será na primeira vez que a criança começará a guardar seus brinquedos. Deve-se começar a ensinar desde pequeno, incentive a criança na organização, de exemplos baseados na sua rotina, como você costuma arrumar uma cama, guardar a roupa no armário, guardar os sapatos na sapateira, a criança imita o adulto, quando menos esperar ela estará arrumando seu quarto, organizando o seu espaço. Mas lembre-se de que a criança imita o adulto, portanto procure dar bons exemplos.

5 - Como convencê-lo a guardá-los após o uso? Que palavras utilizar?
Deve-se convencer uma criança com exemplos: primeiro o espaço dos brinquedos arrumado, e depois desarrumado. "Meu filho, vamos arrumar os brinquedos? Coloca esta peça aqui nesta caixa, pega aquele carrinho e vamos colocar na prateleira, está na hora de guardar ." Aos poucos a criança vai acostumando a guardar seus brinquedos. Os pais devem incentivar as crianças a guardar, e não pegar os brinquedos para arrumar tudo rapidamente e pronto; a criança deve participar.

6 - Como convencê-lo a respeitar o direito do amiguinho de se recusar a emprestar os brinquedos? Que palavras utilizar?
Explique que o amiguinho está brincando com aquele brinquedo, portanto ofereça outro brinquedo semelhante ou chame a atenção dele para outra atividade. Pelos brinquedos as crianças costumam entrar em atritos, batem umas nas outras, mordem , choram... Então, para que esta cena não aconteça, o melhor é contornar a situação e ficar por perto.

7 - Como estimular no meu filho o fim do sentimento de egoísmo? Como convencê-lo a emprestar um brinquedo para um amiguinho que se recusa a emprestar para ele? (o "dar "sem receber nada em troca)
A melhor solução é conversar com a criança. Não tire o brinquedo à força de sua mão para emprestar ao amiguinho: a situação em que se encontram é delicada e merece atenção dos adultos para que as crianças não entrem em atrito. Portanto, ofereça outros brinquedos... comece a contar uma história... desperte o interesse da criança para outras atividades.

8 - A brinquedoteca é a solução para estimular o meu filho a brincar com os brinquedos e não destruí-los?
Sim, é uma boa oportunidade para ele aprender a brincar e guardar os brinquedos, portanto comece logo, desperte a criatividade que existe em você, no seu filho, em sua família.

Débora Beni
Pedagoga

*********

Brinquedo ideal para bebês de 1 a 2 anos

Ao completar um ano as crianças têm bom equilíbrio sentada e já começam a dar os primeiros passinhos e atender as solicitações para soltar objetos que estejam segurando, ou seja, já têm um bom desenvolvimento motor e de postura. E socialmente, já conseguem interagir com adultos ou outras crianças, repetindo gestos ou atitudes que provocaram risadas.

Segundo a Abrinq, brinquedos vistosos e leves, de várias texturas, estimulam os sentidos da visão, da audição e do tato. Um móbile no berço diverte o bebê até que possa apanhar objetos. Esse é o momento de dar bonecas de tecido e bichos de pelúcia feitos de materiais atóxicos, que são gostosos de tocar e abraçar, mas não servem para chupar ou morder. E preste muita atenção nas costuras, que devem ser resistentes, e nos olhos e narizes, que devem estar firmemente costurados.

Nesta idade os bebês começam a apreciar livros com ilustrações de objetos familiares. Quando a criança começa a engatinhar ou a caminhar, os brinquedos mais estimulantes e divertidos são os que se empurra ou puxa, como um pequeno vagão ou um carrinho de boneca, bem como brinquedos de montar e desmontar.
Lembre-se que nesta idade a criança ainda precisa ser constantemente vigiada enquanto brinca. Prefira brinquedos que tenham peças grandes que não possam ser engolidas, sejam leves para manusear, não tenham pontas ou bordas afiadas, sejam de cores vivas e não sejam tóxicos.

Links das reportagens: http://guiadobebe.uol.com.br/guiadebrinquedos/c__de_1_a_2_anos.htm
http://guiadobebe.uol.com.br/guiadebrinquedos/como_organizar_os_brinquedos.htm

2 comentários:

  1. Olá!!! Adoreiii ter vc lá no meu cantinho... a sua filhota é uma gatinha... estarei sempre por aqui, já estou te seguindo e espero vc lá nos seguindo tbém...

    Beijinhos:) e Uma linda semana

    ResponderExcluir
  2. Meniiiina feriado é uma louuucura né?
    Eu nunca vi três pessoas sujarem tanto a casa e tanta roupa hahaha.

    Toda segunda é o dia da maria aqui. É o ó limpar um cômodo e dar mamá, limpar outro e mais mamá e trcar fralda uuuuhhhhh....

    Só mulher mesmo pra conseguir!
    Beeeijo flô!
    Beijo nas meninas!

    ResponderExcluir

OBA!!VOCÊ VAI COMENTAR....
MAMÃE MAH... E SOPHIA AGRADECEM..